4 de março de 2014

Bolívia - Isla del Sol

Isla del Sol

O passeio à Isla del Sol foi sensacional!

Mais uma vez pegamos um barquinho bem lerdo e fomos com um grupo até a parte norte da ilha, de onde começaríamos nossa caminhada para cruzar a ilha até a parte sul.

Essa travessia não é obrigatória. É bastante comum as pessoas explorarem a parte norte da ilha e depois pegarem o barco para ir para a parte sul. Como meu marido e eu estávamos animados para caminhar, optamos por fazer a travessia da ilha a pé.



Outra coisa que acho importante destacar é que, em regra, os passeios à Isla del Sol não são feitos em excursão. Isto é, você não está amarrado ao grupo do seu barco. Mas, chegando à ilha, é muito comum que já tenham guias locais esperando os barcos de turistas na expectativa de vender visitas guiadas. Assim que eu cheguei veio um guia com um papo furado de que todos que estavam no meu barco deveriam parar para ouvi-lo e blá blá blá. Como eu já havia lido a respeito desses espertinhos, não parei não. Meu marido e eu fomos fazer nosso próprio caminho, no nosso tempo, e foi ótimo!

A travessia de norte a sul da ilha é longa, dura aproximadamente umas 4 horas e pode ficar apertado dependendo do horário agendado para o retorno do barco à Copacabana e dependendo também do próprio ritmo da caminhada, afinal na ilha estamos a 4.000 metros de altitude. Justamente por isso é muito comum as pessoas pernoitarem na ilha e retornarem à Copacabana no dia seguinte. Como eu não havia me planejado para dormir na ilha, tratei de apertar meu passo e garantir a travessia em tempo hábil de pegar meu barco de volta à Copacabana no mesmo dia.



Embora para alguns possa ser meio corrido, eu achei que valeu muito a pena fazer a travessia da ilha caminhando. A paisagem da ilha e do lago muda constantemente o que nos proporciona visuais incríveis. Mas atenção ao clima: se estiver sol, não esqueça o protetor solar e o chapéu. São 4 horas andando sem sombra alguma e não há pele e cabeça que aguente. Se estiver frio, leve um corta vento, pois como o caminho é bem descampado, os ventos lá devem ser de doer os dentes. Leve água qualquer que seja o clima!!



É importante alertar também para a cobrança de taxas em determinados pontos da ilha (espécie de pedágio).  As taxas são cobradas a título de preservação. No caminho todo acho que passei por 3 locais onde as taxas são cobradas, um na parte norte, um na parte central e outro na parte sul da ilha. As taxas variam entre 5 e 10 bolivianos por pessoa.

Ainda bem que levamos uns snacks na mochila e em determinado momento fizemos um “pit stop” para um lanche. Apesar do nosso ritmo bom de caminhada, vimos que não daria tempo de sentarmos em um restaurante e almoçar com calma. Ficaria muito apertado por conta do horário do retorno à Copacabana. Quando chegamos ao porto, na parte sul da ilha, fizemos apenas um lanche enquanto aguardávamos o barco.

De volta à Copacabana, comemos um sanduíche em um dos restaurantes da rua principal e fomos, finalmente, dormir no La Cupula. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário